Começa hoje a 1ª Semana do Consumo Orgânico, realizada em 17 estados de todo o país. Em Alagoas, a iniciativa pretende divulgar e estimular o consumo deste tipo de alimento, e ainda, proporcionar o desenvolvimento da agricultura familiar, contribuindo para a geração de postos de trabalho no campo.
Segundo o coordenador da área de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, o diferencial dos produtos orgânicos é o modo como ele é feito. "A agricultura orgânica se preocupa com as questões ambientais, preocupações com aspectos que normalmente não sem tem na agricultura convencional", explicou.
Atualmente existem três pontos de vendas exclusivos para alimentos orgânicos. Em Maceió, na praça Marcílio Dias, e nos municípios de Arapiraca e Maragogi.
A atividade ganhou novos adeptos e hoje o Estado de Alagoas já conta com cerca de 250 agricultores, no Agreste e Zona da Mata, dedicados à produção de alimentos livres do uso de agrotóxicos. São hortaliças, frutas, verduras e laticínios, que além de qualidade, representam a adoção de hábitos saudáveis.
Na programação da Semana de Consumo Orgânicos estão previstas ações de sensibilização em escolas, panfletagens com orientações sobre consumo e receitas elaboradas por uma nutricionista, além de uma mini-feira de produtos orgânicos, que será realizada no domingo, na praia de Pajuçara.
A semana é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.