Representantes do Núcleo de Reflexão, Estudo e Pesquisa sobre Diversidade Étnico-Racial (Neder), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), escolheram a Escola de Ensino Fundamental Nise da Silveira, como uma das unidades pilotos para o início das atividades do núcleo na rede municipal de ensino. Na manhã de hoje os coordenadores do Neder participaram dos debates sobre o Projeto Político Pedagógico da escola e aproveitaram para apresentar o núcleo aos professores.
Durante a reunião, a coordenadora do núcleo, Rosário de Fátima, explicou quais os principais objetivos do Núcleo e falou sobre as ações que vão ser desenvolvidas este ano nas escolas. De acordo com ela, o Neder escolheu as escolas Nise da Silveira, Zumbi dos Palmares e José Bonifácio como escolas pilotos para início das atividades. "Precisamos criar espaços de debate e reflexão, com seminários, palestras e mesas-redondas, para debater a diversidade étnico-racial na sala de aula, oferecendo orientação para nossos educadores", disse a coordenadora.
Os integrantes do núcleo falaram sobre a implementação da lei 10.639, que prioriza a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Eles também ressaltaram alguns pontos das "Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana", que já estão sendo distribuídas nas escolas do município.
O Neder foi criado pela Semed este ano com o objetivo de implantar a lei 10.639 e é composto por membros de diversos departamentos da secretaria. Seu trabalho consiste em levantar a questão étnico-racial com os alunos, de forma integrada com as outras disciplinas e vem sendo implantada na formação continuada dos educadores do município.