A gigante espanhola de telecomunicações Telefônica (TEF. MC) planeja vender na bolsa de valores de 20 a 30 por cento das ações de sua produtora holandesa Endemol, operação em que levantará até 750 milhões de euros (922 milhões de dólares), disse nesta segunda-feira uma fonte próxima à negociação.
"A avaliação provisória da Endemol é de cerca de 2,5 bilhões de euros ou um pouco mais", disse a fonte.
O chairman da Telefônica, Cesar Alierta, foi citado por jornais da Espanha no final de semana dizendo que a empresa pretendia realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Endemol este ano na bolsa de valores de Amsterdã.
De acordo com a fonte, o banco de investimentos Merrill Lynch foi contratado para auxiliar na operação, que pode ser restrita a investidores instituicionais.
A produtora Endemol é conhecida em todo o mundo por seu principal produto, o "reality show" Big Brother.
A Telefônica pagou 5,5 bilhões de euros em ações para adquirir a Endemol em 2000, mas o valor contábil da produtora caiu para 838 milhões de euros após uma série de provisões nos últimos anos.
A receita da Endemol subiu 4,2 por cento no primeiro semestre, para 509 milhões de euros. O lucro operacional bruto da empresa foi de 106 milhões de euros, contra 82,9 milhões de euros em igual período de 2004.