PM em parceira com o Ministério Público

Nicollas Albuquerque/ Assessoria da PMPMs na palestra dos promotores do Ministério Público

PMs na palestra dos promotores do Ministério Público

Os promotores públicos Ubirajara Ramos, do Núcleo da Infância e Juventude e Alexandra Beurlen, dos Direitos Humanos, ambos do Ministério Público do Estado, estiveram hoje no Batalhão de Rádio Patrulha para uma palestra sobre a atuação dos órgãos nos casos corriqueiros em que há o envolvimento direto de policiais.

A palestra, voltada para os praças e oficiais da unidade militar, teve como objetivo principal tirar as dúvidas acerca das denúncias que chegam ao Ministério Público sobre os possíveis casos de abusos envolvendo abordagens policiais e de denúncias dos próprios militares que são ameaçados pelos infratores presos por eles.

O promotor Ubirajara Ramos disse acerca de sua competência, que até hoje não recebeu nenhuma reclamação de pais acusando os policias de maus tratos aos filhos. Já a promotora Alexandra Beurlen, recebeu apenas denúncias de pequenas agressões cometidas por alguns policiais.

“Alguns presos dizem apenas receber uns tapas para informar onde é que se encontrava a arma usada em algum crime”, exemplificou. De acordo com os promotores, a ida até o batalhão não serviu apenas para esclarecer a legislação aos policiais, mas para integrar o Ministério Público e a Polícia Militar de Alagoas.

Para Alexandra Beurlen, o Núcleo dos Direitos Humanos pode defender o policial no que ele vem sendo vítima e ainda cobrar dele uma atuação correta.
Durante a palestra, houve muitas indagações dos policiais, que expuseram alguns casos em que as ações da Rádio Patrulha foram questionadas.

Eles também colocaram em pauta a atual situação em que receberam a determinação de usufruir a gratuidade nos coletivos de Maceió somente fardados ou trajando roupas civis na parte da frente dos ônibus.

Os promotores se comprometeram em levar o caso para ser analisado, assim como outros questionados pelos policiais. A próxima palestra, sem data definida, tratará do combate à entorpecentes.

O tenente-coronel Louvercy, Comandante do Batalhão de Rádio Patrulha, informou que esta foi a primeira palestra da natureza aplicada na unidade. Porém, ressaltou que diariamente os policias recebem instruções sobre a atuação nas ruas. “Estamos tentando dar condições aos nossos policiais para atuarem de forma legal em suas ações nas ruas”, frisou o tenente-coronel.

Veja Mais

Deixe um comentário