Funcred apóia comercialização de laranja

O Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) e a Cooperativa dos Agricultores de Laranja-Lima de Santana do Mundaú está em negociações com a Ceasa de Pernambuco, para viabilizar as laranja-lima cultivada em Alagoas e comercializá-las diretamente com atacadistas.

Segundo a secretária do Funcred, Genilda Leão, o consumidor estaria ganhando com a redução do custo final e os agricultores teriam um ganho maior, abrindo espaço para a comercialização do produto, beneficiando cerca de mil famílias de agricultores que sobrevivem do cultivo da laranja-lima em Santana do Mundaú.

O município de Santana do Mundaú produz, semestralmente, 12 mil toneladas de laranja-lima, sendo considerado o maior produtor da fruta no Nordeste. “Mais de 40% das terras de Santana do Mundaú são cobertas por laranjais”, afirma o presidente da Cooperativa, Antônio Carlos de Souza.

Atualmente, os produtores de Alagoas tentam comercializar grande quantidade de laranja-lima para uma indústria de produção de concentrado de polpa de frutas da Bahia, incluindo a safra de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha e Chã Preta, visando a produção do primeiro suco de laranja-lima em caixa, para exportação aos países da Ásia e Europa.

Veja Mais

Deixe um comentário