Maceió é sede – desde o dia 12 deste mês – da Semana do Coração, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Fundação de Cardiologia (Funcor). O evento acontece no Corredor Cultural Vera Arruda e se estende até o dia 17 de setembro.
Durante as exposições, os maceioenses poderão ter acesso a medição da pressão arterial, exame de colesterol, medição da circunferência abdominal, além de receber orientações sobre fatores de ricos cardiovascular.
O evento é parte do projeto Corações do Brasil e já passou por 35 cidades brasileiras, durante o ano de 2004. Este ano, a Semana do Coração pretende atingir a 42 municípios, incluindo a capital alagoana. De acordo com o diretor executivo da SBC, Raimundo Marques Nascimento Neto, mais de 15 mil pessoas participaram do evento.
O projeto – conforme a organização – além de atender a população estará realizando um estudo inédito no Brasil. Os dados coletados em 2004 e somados com os de 2005, possibilitarão detectar a prevalência de todos os fatores de ricos cardiovasculares da população brasileira.
Os dados do ano passado já revelam que 21% dos brasileiros possuem colesterol elevado. A Semana do Coração por meio de estudos pretende reverter estes dados, com projetos da SBC. O instituto que coordena a coleta de informações é o Vox Populi, também responsável pela seleção das cidades participantes. O projeto conta ainda com apoio do Ministério da Saúde e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O encerramento da campanha, em Maceió – será no dia 17 de setembro – será com uma caminhada na Orla Lagunar, próximo ao Conjunto Virgem dos Pobres. Maiores informações sobre o evento é só acessar: www.cardiol.br