O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), José Fritsch, afirma que a Semana do Peixe foi criada com o objetivo de reduzir o preço do produto, aproximar os pescadores do mercado e incentivar a população a consumir peixe. Em Alagoas, a III Semana do Peixe será realizada em parceria com o Sebrae Alagoas, Secretária Municipal de Vigilância Sanitária e o Curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas.
O ministro participou hoje, de entrevista coletiva para rádios de todo o país coordenada e transmitida pela Radiobrás, em Brasília. A Semana acontece entre 15 e 30 de setembro em todos os estados com o tema: Oferta, Sabor e Saúde.
"Envolvemos, além da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), a Vigilância Sanitária. Tudo para que o peixe chegue em melhor condição para o consumidor e com a intenção de reduzir o preço no supermercado e nas peixarias", disse.
Durante a Semana do Peixe, os supermercados comprar mais pescado e costumam realizar promoções. Segundo ministro, nas duas primeiras edições da campanha, em 2003 e 2004, a redução de preço chegou a 30% em média e o consumo cresceu em igual proporção. "Esperamos que isso se repita este ano".
Alagoas
A partir de amanhã, será lançada oficialmente em Maceió, a III Semana do Peixe. A campanha tem como objetivo incentivar o consumo e a comercialização de pescados, visando fortalecer a piscicultura e, conseqüentemente, a geração de renda.
Durante o evento serão proferidas palestras sobre a “Manipulação do Pescado” e “Peixe na Alimentação é Saúde – qualidade nutricional” e “Alimentos Seguros”; além de degustações de pescados em supermercados de Maceió.
O evento de lançamento será amanhã, às 10h, no auditório do Sebrae, em Maceió.