Caminhada na orla lagunar encerra Semana do Coração

Elaine RodriguesCoordenador da campanha alerta sobre os cuidados com o coração

Coordenador da campanha alerta sobre os cuidados com o coração

Um grupo de pessoas caminhou, nesta manhã, pelas ruas do Vergel do Lago para alertar a população sobre a importância de prevenir os fatores de risco aos problemas cardiovasculares. Os médicos informaram à comunidade que o simples ato de medir a cintura abdominal pode informar se a pessoa está numa situação de risco em relação às doenças cardíacas.

Segundo o coordenador da campanha em Alagoas, o nutricionista Graciliano Ramos, o Projeto Corações do Brasil existe em todo o país e divulga os riscos de problemas cardíacos caso a pessoa tenha um comprimento abdominal acima dos parâmetros considerados normais. “A gordura abdominal contribui para a doença cardíaca e a diabetes, na mulher o comprimento da cintura abdominal deve ter até 80 cm e no homem, 94cm”, explica.

O parâmetro é utilizado pela Organização Mundial de Saúde e, de acordo com Ramos, Alagoas foi pioneira em divulgar essa idéia para a população. “Acima dos parâmetros, a pessoa tem um risco grave de desenvolvimento de doença cardiovascular e a maioria da população não sabe dos riscos”, afirmou.

Os riscos mais graves são de infarto agudo do miocárdio, infarto cerebral e diabetes, que pode ser curada caso o paciente perca gordura abdominal. Mas, se for feita uma lipoaspiração, o ato cirúrgico retirará apenas a gordura externa, que não faz mal e não adiantará para a saúde do coração.

A prevenção

Mesmo quem não tem propensão a contrair doenças cardiovasculares, pode se prevenir evitando o excesso de comida durante as refeições e ingerindo frutas e verduras diariamente. “Isso já oferece uma proteção de mais de 1%, no risco que é de 1,5%”, informa o nutricionista Graciliano Ramos.

Outro método para se prevenir é fazer exercícios e não exagerar em alimentos gordurosos, na carne e frituras, principalmente.

Veja Mais

Deixe um comentário