O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/AL) e do Maceió Convention & Visitors Bureau, Márcio Coelho, destacou nesta quarta-feira, durante visita do trade turístico ao novo Aeroporto Zumbi dos Palmares, que o trabalho desenvolvido no governo Ronaldo Lessa foi vital para Maceió tornar-se um dos destinos turísticos mais procurados do país. “A partir dos investimentos em campanhas de divulgação nos meios de comunicação e na construção de equipamentos, como o Centro de Convenções e o novo aeroporto, conseguimos melhorar a nossa posição no ranking nacional”, atesta.
Segundo dados do Ministério do Turismo, Maceió saiu do sétimo lugar e conquistou a quinta colocação – em termos de destino turístico nacional – graças ao investimento maciço realizado pelo governo de Alagoas, em parceria com o trade turístico e órgãos municipais. Os investimentos públicos incluem mídia promocional e participação em eventos, como feiras e exposições nacionais e internacionais.
Segundo Márcio Coelho, o turismo em Alagoas é atualmente o 2º maior contribuidor de impostos no Estado, perdendo apenas para o setor sucroalcooleiro. “Até 2008, o turismo passará a ser o primeiro lugar”, disse. Para alcançar a liderança, em termos de divisas, Márcio Coelho diz que é preciso investimentos para aumentar o número de hotéis resort e na duplicação das rodovias que ligam a capital aos municípios da Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel.
“O papel do governo Ronaldo Lessa foi decisivo para alavancar o turismo, porque o Estado é o maior parceiro nos investimentos realizados em campanhas promocionais na mídia divulgada em todo o País”, ressalta o secretário executivo de Turismo, Eugênio Sampaio.
“Além disso, elaboramos um calendário para estarmos presentes em todos os eventos turísticos nacionais e internacionais programados até o final do ano”, acrescenta o secretário, estimando que nas campanhas promocionais o governo estadual entra com cerca de 60% dos investimentos.
Promocional – Na relação de mídia promocional, o governo – por meio da Secretaria Executiva de Comunicação – fez investimentos na veiculação de peça institucional sobre as oportunidades do Estado em revistas como Época, IstoÉ e Veja e no jornal O Globo. Também divulgou os nossos atrativos em clip institucional nas TV Globo, por ocasião do jogo da Seleção Brasileira em Maceió, e na campanha “Conheça Alagoas de corpo e alma”, veiculada em outdoors em João Pessoa, Recife e Aracaju.
Outra promoção foi destinada ao interior de São Paulo, com a divulgação das belezas naturais da capital com a campanha “No inverno, Maceió é sol alegria”, veiculada em outdoors nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas. Além disso, o governo investiu em peça promocional de Alagoas, legendada em inglês, que foi veiculada na Globo Internacional.