Governo emprestará R$ 50 mi para comercialização de leite

O governo federal destinará R$ 50 milhões para apoiar a comercialização de leite por meio de empréstimos do governo federal. O objetivo é ampliar recursos para estocagem e reduzir a oferta do produto e assim evitar a queda dos preços pagos ao produtor. A medida – negociada entre a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e o Banco do Brasil – atende parte das demandas da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e de representantes do setor.

Segundo o coordenador-geral para pecuária e culturas permanentes da secretaria, Eduardo Sampaio, a acentuada queda dos preços ocorrida na entressafra se deve principalmente ao aumento da produção. "As estimativas indicam que a produção nacional de leite no primeiro semestre de 2005 foi 10% maior na comparação com igual período no ano passado", afirmou.

Em alguns Estados o acréscimo foi ainda maior, como no Rio Grande do Sul onde o aumento da oferta de leite foi superior a 20%. A expectativa do governo é de que esse dinheiro seja aplicado prioritariamente nos estados da região Sul, onde a queda de preço foi mais acentuada e a safra já começou.

Sampaio informou ainda que com a utilização de recursos federais as cooperativas e as indústrias de laticínios poderão manter em estoque os produtos derivados de leite como leite em pó e queijo. "O enxugamento da oferta promoverá uma recuperação dos preços".

Fonte: Correio Web

Veja Mais

Deixe um comentário