O governador Ronaldo Lessa e a secretária gestora do Fundo de Microcrédito do governo do Estado (Funcred), Genilda Leão assinam na próxima quarta-feira (21), às 9h30, na Sala dos Conselhos, no Palácio, um convênio de parceria com o Grupo de Impulsão de Projetos de Agronegócios do Vale do Paraíba (GUIA), uma Organização Não-governamental (ONG) que tem como objetivo promover inovações tecnológicas na cultura do inhame, representada pelo diretor-presidente, José Galba Rocha.
Pelo convênio, o Funcred financiará projetos de capacitação, campanhas institucionais, comercialização e microcrédito para cerca de 500 produtores de 25 comunidades da região. Serão desenvolvidas campanhas para levar até o produtor informações sobre cooperativismo e comercialização, incluindo exportação, além de viabilizar a visita de dirigentes da ONG aos Estados da Bahia e Pernambuco para conhecerem a experiência de exportação de inhame visando a possibilidade de iniciar o processo em Alagoas.
A parceria entre o Funcred e a ONG também vai possibilitar ações de mobilização dos produtores com a realização do Festival do Inhame, previsto para acontecer ainda este ano, no município de Viçosa, elevando aspectos culturais, a gastronomia, exposição técnica entre outros. Além de Viçosa, compreendem a microrregião do Vale do Paraíba, especificamente, os municípios de Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Chã Preta e Quebrangulo, todos potenciais produtores de inhame.
Inhame do Vale
Segundo informou o diretor-presidente do Guia, José Galba Rocha, o projeto Inhame do Vale representa uma estratégia de atuação para o desenvolvimento da atividade produtiva do inhame na zona da mata alagoana, especificamente nos municípios que integram a microrregião do Vale do Paraíba. “A meta é incentivar a competitividade dos pequenos negócios locais inseridos num território especializado do Estado, contribuindo para a inclusão social, em consonância com o ambiente político e social do Brasil”, afirmou.
Conforme explicou o dirigente, a idéia é estimular o beneficiamento da produção, a fim de agregar valor ao produto para viabilizar a comercialização, divulgar novos modos de consumo e a introdução destes na merenda escolar nas unidades da rede pública de ensino da região.