A Unidade de Saúde do Graciliano Ramos será a primeira beneficiada pelo Programa DST/Aids, que realizará testes gratuitos no sangue da população. Às 8h30, o secretário Municipal de Saúde, Théo Fortes, realizará a abertura do Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, que funcionará durante todo o dia.
Até dezembro, outros CTAs serão montados em outros bairros de Maceió.
Segundo a Coordenadora do Programa DST/AIDS no Município Maria da Conceição, o objetivo desses CTAs itinerantes é ampliar o acesso e a oferta do teste anti-HIV e sífilis e realizar aconselhamento, visando um diagnóstico precoce que possibilite uma assistência adequada aos portadores, para controlar o desenvolvimento da doença. Depois de ser colhido, o sangue será levado a um laboratório que enviará o resultado no prazo de 15 dias.
A Secretaria de Saúde Municipal dispõe de um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no bloco I do PAM Salgadinho constituído por psicólogos, pediatras, gineco-obstreta e dermatologista que fazem o acompanhamento dos portadores de HIV, depois de serem examinados por um infectologista. Esse ano já foram notificado 42 novos casos no município.