Uma iniciativa da Associação Comercial de Maceió reuniu, na manhã de hoje, um grupo formado por 14 entidades do setor produtivo e do turismo alagoano para reivindicar ações do prefeito Cícero Almeida. O encontro ocorre na sede da Associação Comercial, no Jaraguá.
Segundo o presidente da Associação, Sérgio Papini, a iniciativa surgiu para cobrar ações que venham desenvolver a cidade. “Foram feitas duas reuniões entre as entidades e foi elaborado o documento, uma pauta de reivindicações”, disse.
No documento de reivindicações, constam a solicitação de ações imediatas e que podem ser feitas a médio prazo. As ações imediatas pedem a retirada de pedintes das ruas, a reciclagem de lixo no Reginaldo para a geração de emprego e renda e o combate à poluição, o aumento de policiais da Guarda Civil, a readequação do cadastro do IPTU sobre o setor hoteleiro, o cumprimento da demolição do estacionamento do Iate Clube da Pajuçara, a proibição de estacionamento de ônibus e caminhões na orla e a priorização da realização de eventos no Jaraguá.
Para ser realizado em médio prazo, as reivindicações são quanto às obras de requalificação do Centro de Maceió, a construção de um camelódromo e de uma pista dupla na avenida Maceió, a reurbanização da orla e a implantação de um sistema viário ligando a praia da Avenida ao Porto de Maceió, e do Porto a Pajuçara, em mão-dupla.
O prefeito Cícero Almeida levou alguns secretários para o encontro e apresentou um balanço das ações da prefeitura, como a recuperação dos mercados públicos, a reabertura de cinco postos de saúde e o projeto de terceirização da merenda, que está implantado em mais de 35 escolas da rede pública.
“Em 15 dias começaremos a limpeza no Salgadinho até a praia da Avenida, o nosso compromisso é em quatro anos despoluir o Salgadinho”, afirmou. Entre outras ações que ainda serão implantadas estão a construção de uma quadra de esportes no Salvador Lyra e a entrega do terminal de ônibus reformado, o início das obras na Pajuçara e a construção do primeiro Ginásio de Esportes Municipal no Jacintinho.
Depois de anunciar as ações da prefeitura, o Cícero Almeida assinou o decreto do projeto “Adote uma Área Verde”, que concede a associações de moradores ou a empresas, a adoção de praças, jardins ou canteiros. O objetivo é promover a arborização das áreas verdes da cidade.