A segunda Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do país foi inaugurada, agora a pouco, no Colégio Brandão Lima, no bairro da Cambona, em Maceió. A partir da próxima semana, estudantes de 123 escolas municipais terão a visita da Unidade e da mini-cidade de blocos Lego, para educar estudantes no trânsito.
A equipe que trabalhará com as crianças é formada por três pedagogos da Lego, que têm parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, SMTT. Segundo o gerente-regional da Lego no nordeste, Cláudio Moisés, esse trabalho mostra problemas e situações de trânsito. As crianças terão uma palestra e até um carrinho rádio-controlado que poderão utilizar para dar uma volta na maquete.
“Depois da palestra, eles terão oito mini-maquetes, onde deverão construir um bairro com situações de trânsito. Nós trabalhamos a Educação Tecnológica, que é fazer com que o aluno desenvolva a tecnologia”, explicou Moisés.
O projeto é inaugurado na época das comemorações da ‘Semana Nacional de Trânsito’, que tem o tema “No trânsito somos todos pedestres”, e o objetivo é contribuir com a redução do número de acidentes nas ruas. Em uma mini-cidade montada inteiramente com peças do brinquedo Lego, o projeto reproduz as situações de pedestres, veículos, semáforos e sinalização horizontal e vertical.
“O objetivo é desenvolver uma percepção melhor do que é trânsito e de que maneira ele pode atuar no trânsito” enfatizou Cláudio Moisés.
Hoje, os alunos do Colégio Brandão Lima não terão a oficina completa porque não haverá palestra. Será somente a inauguração da maquete, que depois deverá seguir para outras 123 escolas do município e também para as escolas estaduais e particulares, conforme um agendamento feito pela Secretaria Municipal de Educação.
Para a diretora do colégio, Virgínia Ferreira da Silva, atualmente, a educação enfrenta problemas sociais que são superiores aos de estrutura. Por isso, a importância de projetos como esse, de educação para o trânsito.