O comércio varejista brasileiro realiza, em Maceió, o maior evento do setor nos últimos tempos. A Convenção Lojista terá abertura neste domingo, partir das 20h, no Centro Cultural e de Exposições. O evento recebe lojistas de todo o país e também palestrantes de renome nacional e internacional, além de líderes políticos e especialistas da área econômica.
A abertura contará com as presenças do presidente da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL), Carlos Henrique Levandowski, do governador Ronaldo Lessa, e de autoridades políticas com representação no cenário nacional.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é o tema central da segunda-feira,26. Logo após terá a palestra intitulada de "Lojista e seus Clientes" do cartunista Iotti Radicci, com início previsto para as 14h, em seguida, será a vez dos presidentes da CNDL e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado federal Armando Monteiro (PTB-PE), abordarem a Lei Geral.
O projeto da lei Geral foi elaborado pelo Sebrae e entregue em junho deste ano ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, contendo sugestões das principais entidades empresariais contra a tributação excessiva e a burocracia enfrentada para a abertura, manutenção e fechamento das empresas no Brasil. No mesmo painel estão previstas as participações do deputado federal alagoano Thomaz Nonô e do presidente do Sebrae, Paulo Okamoto.
Para falar sobre Reforma Tributária, a convenção está trazendo o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB-RS) e o professor emérito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Edivaldo Brito, este com vasta experiência na área do direito constitucional e tributário. O painel sobre Reforma Tributária iniciará às 19h da Segunda, encerrando o temário técnico do dia.
O evento terá seqüência na terça e quarta-feira com conferencistas do porte de Lair Ribeiro, Içami Tiba, Eduardo Tevah, Renato Bernhoef, Emerson Capaz e Carlos Conce.