Cerca de 50 Policiais Civis protestam, neste momento, na praça em frente ao Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió. Com faixas espalhadas pelo Palácio e vestidos de camisas pretas, os grevistas reivindicam uma negociação com o Governo.
Os policiais decidiram entrar em greve na última quinta-feira e a principal reivindicação da categoria é a equiparação salarial das modalidades especializada e operacional.
Neste ano, o governo criou duas modalidades na Polícia Civil, praticamente dividindo a categoria e ocasionando insatisfação aos policiais operacionais, que recebem, em média, 30% a menos do salário que a modalidade especializada.
Para coibir a violência durante o período de greve da Polícia Civil, a Secretaria de Defesa Social manterá as Delegacias de Plantão, Deplans, funcionando por 24 horas, a partir de hoje.
Segundo o diretor de Polícia Civil, Roberto Lisboa, a ação foi adotada para não prejudicar a população. Antes, as Deplans só funcionavam durante a semana no período de 18 às 8 horas da manhã e nos finais de semana por 24 horas.
Apesar da greve, Lisboa garantiu que a maior parte das delegacias distritais estão funcionando normalmente. Só naquelas, onde a adesão à greve é maior, os policiais fazem apenas os registros dos Boletins de Ocorrências (BO) nos casos de emergência e de maior gravidade.