Com o objetivo de aumentar a segurança nos alimentos preparados em domicílios e reduzir surtos de toxinfecções alimentares, a Inspetoria de Vigilância em Alimentos (Visa) iniciará de 04 a 07 de outubro, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhos de capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
Os agentes do PSF serão divididos em quatro turmas, cada uma delas com 10 profissionais. As atividades começam às 14h, com a instrução de equipe composta por médico veterinário, biólogo, farmacêutico, engenheiro sanitarista e nutricionista.
De acordo com o inspetor de alimentos da SMS, médico veterinário Ricardo Walker de Siqueira Lima, a capacitação visa cumprir à Programação Pactuada Integrada (PPI) – pacto entre Município e Estado – e à determinação do Ministério da Saúde que estima que 40 a 50% dos casos de surtos por infecção alimentar acontecem nos domicílios.
Vigilância sanitária e inspeção, noções de microbiologia dos alimentos, surtos e doenças transmitidas por alimentos, recomendações para manipulação segura dos alimentos, cuidados com medicamentos e saneamento, serão os assuntos abordados nos quatro dias de capacitação. “Quando familiares são informados, não há dúvidas de que as taxas de infecção e mortalidade são diminuídas”, explica Ricardo.