A Secretaria Executiva de Educação e a Polícia Militar de Alagoas inauguram daqui a pouco, às 9h30, a nova sede do Batalhão Escolar, localizada no Farol, no antigo prédio da Rádio Difusora.
A sede servirá como ponto de referência e contato para quem deseja solicitar apoio para solução de problemas ou para trabalhos de prevenção nas escolas. O evento contará com a presença do secretário executivo de Educação, professor José Márcio Lessa.
A nova sede passou por uma reforma estrutural, a partir da assinatura de um termo de cooperação mútua entre a Secretaria Executiva de Educação e a Polícia Militar. Esse acordo tem dado ao Batalhão o apoio necessário para a promoção de ações no combate às drogas e na construção da democracia no ambiente escolar.
O Batalhão Escolar atua em escolas públicas e privadas do Estado, preservando a segurança de crianças, jovens e adultos das redes de ensino. Diretores, alunos e comunidade escolar em geral podem entrar em contato para solicitar apoio em situações emergenciais (problemas com alunos acidentados, roubo ou violência), e fazer denúncias.
O policiamento é realizado nos três turnos. Além das rondas feitas nas viaturas, há o ciclopatrulhamento, feito no Cepa, nos turnos da manhã e tarde. À noite a ronda é feita com a utilização das viaturas. Entre as atribuições do Batalhão estão o trabalho de investigação nas unidades escolares e o desenvolvimento de projetos como a Blitz Educativa.
Na blitz são realizadas palestras e orientações sobre drogas e a violência no ambiente escolar, seguidas de um revistamento no material dos alunos. Todo o trabalho é feito na presença de estudantes e professores. O tenente-coronel Wellington Ferreira Silva explica que o trabalho atende à solicitação dos diretores de escolas públicas e privadas.
Esse trabalho educativo e preventivo é feito também com as crianças, através do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Seu objetivo é orientar estudantes quanto ao perigo das drogas, por meio de palestras ministradas pelos próprios policiais do Batalhão, em escolas da capital e do interior, a exemplo de Rio Largo, Colônia Leopoldina, Satuba, Barra de São Miguel e Matriz de Camaragibe.
O contato com o Batalhão pode ser feito através dos telefones 0800 82-4040 e 3315-1496. A sede para a área administrativa funciona das 7h às 13h.