Está começando agora, a festa de lançamento da Revista Científica da Unidade de Emergência Armando Lages, na Casa da Palavra, localizada no Centro de Maceió.
Durante a festa de lançamento vai haver uma homenagem ao médico e engenheiro Ib Gatto, pioneiro na implantação dos serviços de urgência e emergência em Alagoas. O evento conta ainda com as presenças de médicos como Isaac Soares e João Batista Neto, ambos personalidades importantes para a medicina alagoana.
Isaac Soares é cirurgião geral, trabalhou durante algum tempo na Unidade de Emergência de Maceió, e também é autor do primeiro trabalho científico voltado aos serviços de urgência e emergência. Ele será o primeiro palestrante da noite, onde apresenta a História da Medicina alagoana em urgência e emergência.
João Batista Neto, também cirurgião geral e médico pesquisador, profere palestra sobre o espaço da academia numa unidade de urgência e emergência.
Segundo a comissão organizadora da festa, o encerramento fica por conta do coral, formado por profissionais da U.E.
A Unidade de Emergência Dr. Armando Lages se prepara para dar um passo muito importante no quesito excelência. Com o lançamento da Revista Científica, ela passa a integrar o seleto grupo de unidades hospitalares brasileiras que investe em pesquisa na área de saúde. A iniciativa da publicação é do Centro de Estudo professor Rodrigo Ramalho que, desde 2004, vem estimulando entre os profissionais da U.E. a formação de um grupo de pesquisa nos diversos setores da instituição.
Para a presidente do C.E. Else Guedes, a publicação científica é resultado de um trabalho longo e minucioso. “Uma das metas dessa gestão era produzir uma revista científica. Para nós, é como um filho que nasceu”, explica. Ela diz ainda que o grande mérito da Revista será o rigor científico dos artigos publicados, que obedecerão a critérios de excelência, seriedade e relevância, para conquistar e manter a confiança da comunidade científica.
A U.E., ao longo dos anos de sua existência, é a fonte de referência das pesquisas, que, como é do conhecimento de todos, pesquisadores de outras instituições têm utilizado as informações geradas na Unidade como corpus de investigação.
A pesquisa científica é tão importante que o desenvolvimento de um país pode ser medido pela quantidade de investimentos nela. “O lançamento da R.C. é um avanço para o Centro de Estudo, que tem como característica ser orientador e estimulador de ensino e pesquisa. Agora, ele assume o papel de divulgador do material resultante”.
Programação
De acordo com a comissão organizadora da festa de lançamento da R.C., além da homenagem ao médico e engenheiro Ib Gatto, pioneiro na implantação dos serviços de urgência e emergência em Alagoas, o evento contará ainda com as presenças dos médicos Isaac Soares e João Batista Neto.
Isaac Soares é cirurgião geral, trabalhou durante algum tempo na Unidade de Emergência de Maceió, e também é autor do primeiro trabalho científico voltado aos serviços de urgência e emergência. Ele será o primeiro palestrante da noite, onde apresenta a História da Medicina alagoana em urgência e emergência.
João Batista Neto é também é cirurgião geral e também médico pesquisador. Durante sua palestra, ele debate o tema Há espaço para a academia numa unidade de urgência e emergência?. No encerramento da solenidade oficial, o coral, formado por profissionais da U.E. faz apresentação. A Revista será lançada no próximo dia 29, às 20h, na Casa da Palavra.