A Semana Mundo Unido chega à sua décima edição. Desde o início a atividade, criada pelo Movimento Jovens por um Mundo Unido, teve como objetivo despertar a população para a idéia de que cada um pode ser um construtor de um mundo melhor, independentemente de sua religião, nacionalidade, cultura ou raça. Este ano ela acontece de 9 a 16 de outubro, simultaneamente em todo o planeta.
Para comemorar os 10 anos do evento, uma atividade em nível mundial vai marcar o início da Semana Mundo Unido. É a run for unity, que significa corrida pela unidade. A idéia é realizar uma grande corrida de revezamento, em nível planetário, pela unidade, pelo esporte e pela paz. A largada vai acontecer na mesma hora em milhares de cidades do mundo.
Por causa do fuso horário, quem vai começar o dia correndo pela paz são os habitantes das Ilhas Fiji, no Oceano Pacífico. Em todo o Brasil, os corredores vão entrar na corrida planetária às 11h. Aqui em Maceió, a concentração dos corredores está marcada para às 9h, na praça Multi-Eventos (Pajuçara) com destino às imediações do Alagoas Iate Clube, “Alagoinhas”.
Ainda aqui em Maceió outra atividade, que já se tornou a marca registrada do evento na capital alagoana, vai ser repetida pelo terceiro ano consecutivo. É a pintura do muro da escola Tavares Bastos, localizada na praça Centenário, que tem como tema “pintando um mundo melhor”. A idéia é passar uma mensagem positiva através de desenhos. Este ano, além de retocar o trabalho que já foi feito, o desenho vai ser ampliado, ganhando novas história. Em todos os desenhos a presença dos palhacinhos Pepê e Jotabê é indispensável. A atividade acontece no dia 12, com início às 8 horas da manhã.
Encerrando a Semana Mundo Unido 2005 uma grande Jornada, envolvendo centenas de jovens de todo o Estado, vai ser realizada no dia 16 no Colégio Intensivo, no Jaraguá. No encontro vão ser apresentados os resultados da Semana Mundo Unido em cada cidade, além da troca de experiências entre os jovens.
Pepê e Jotabê
Dois palhacinhos, amigos inseparáveis. Simples, solidários, compreensivos, otimistas e generosos.
Pepê é o mais jovem dos personagens. Está sempre descobrindo algo interessante nas pessoas e na natureza, é generoso e sonha com um mundo onde todos se queiram bem. Jotabê compartilha dos mesmos sonhos do seu amigo. Tem grande capacidade de escutar Pepê e deixar que ele se exprima. Apesar de ser mais maduro e sensato, sempre se encanta com as descobertas do amigo.
Criador de Pepê e Jotabê, o italiano Walter Costner, natural de Ortisei, uma pequena cidade no Norte da Itália, atribui o nascimento dos palhacinhos ao seu relacionamento com dois adolescentes austríacos com os quais ele se correspondia.
Os personagens foram a alternativa encontrada para responder os questionamentos daqueles adolescentes e comunicar-lhe algo de profundo com uma linguagem que os cativasse.
Vendo que a experiência teve êxito, Walter decidiu estendê-la a outros adolescentes, com os quais tinha contato. Com o tempo, as historinhas passaram a ser publicadas por Cidade Nova – revista mensal do Movimento dos Focolares, editada em vários países.
A partir daí, os dois começaram a fazer parte da vida de todos os leitores da revista que, independentemente da idade, vêem nas suas histórias a oportunidade de refletir sobre seus relacionamentos com Deus, com a humanidade e com a natureza.