Em comemoração ao Dia do Poeta (20 de outubro), a TV Escola realizará no período de 17 a 22 de outubro a 2ª Semana de Poesia. As unidades escolares interessadas em participar e que ainda não enviaram seus trabalhos podem produzir vídeos em VHS e enviá-los à TV Escola de 30 segundos a três minutos, até o dia 14 de outubro.
O prazo para a entrega das fitas foi estendido atendendo a uma reivindicação de escolas de vários estados. Muitas solicitaram um prazo maior para realizarem suas produções devido à greve dos Correios. Com o novo prazo, coordenadores pedagógicos, professores e alunos pertencentes às redes estadual e municipal de educação dispõem de mais tempo para organizar as atividades.
A 2ª Semana de Poesia é uma programação especial da TV Escola, dedicada à produção literária brasileira e internacional, com duas horas por dia de programas apresentados nas faixas de educação infantil e de ensino fundamental.
Nesta segunda etapa, estão incluídos, entre outros, programas sobre a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, histórias de Oscar Wilde e a série Falando em Poesia. Além dessa programação, serão apresentados produções de escolas, vídeos de 30 segundos a três minutos de duração.
TV Escola
A TV Escola é um canal de televisão, via satélite, destinado exclusivamente à educação, que entrou no ar, em todo o Brasil, em 4 de março de 1996. É um programa da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, dirigido à capacitação e atualização de professores do ensino fundamental e médio da rede pública.
O objetivo do canal é o aperfeiçoamento, a valorização e o enriquecimento do processo de aprendizagem dos professores da rede pública da educação infantil, ensino fundamental e médio, através das inovações pedagógicas e tecnológicas oferecidas pela educação à distância.
A Secretaria Executiva de Educação, por meio do Programa de Tecnologias Educacionais, realiza um trabalho de divulgação dos programas exibidos pela TV Escola junto aos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual da capital e do interior. Segundo a gerente do programa, Sônia Azevedo, a TV Escola possibilita aos educadores a qualificação e dinamização das aulas, através do uso da tecnologia no contexto escolar.
A Escola Estadual Teotônio Vilela, localizada no Cepa, será uma das escolas que irão representar Alagoas no concurso, com o poema “Eu sou Negro Feliz”, de autoria do estudante da 8ª série, Diogo dos Santos. “Escrevi esse poema a partir de um trabalho que apresentei no mês de maio sobre escravidão. Quando a coordenadora ficou sabendo do concurso, falou que eu podia declamar esse poema. Estou bastante entusiasmado, é uma experiência enriquecedora”, comenta.
Segundo a coordenadora pedagógica, Lenilda Correia Costa, há dois anos o estudante vem mostrando suas poesias na escola. “Além de escrever e declamar, ele transforma seus poemas em músicas. Quando soube do concurso não hesitei em convidá-lo para participar. É muito gratificante para nós, educadores, vermos um aluno estudando e se esforçando tanto. Agora vamos gravar a fita e enviar o trabalho”, comenta.
Em 2004, a 1ª Semana de Poesia mobilizou espectadores da TV Escola em todo o País. Foram recebidos cerca de 300 trabalhos. Ao todo, cerca de 21 estados e 132 escolas enviaram seus trabalhos, envolvendo alunos, professores e comunidade escolar.
Todas as produções que forem enviadas até o dia 14 de outubro para o núcleo de produção da TV Escola, no Rio de Janeiro, terão um espaço garantido na grade de programação. Os trabalhos devem ser enviados para TV Escola – Avenida Gomes Freire, 474, Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 21231-015. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2104-9303.