A partir desta quarta-feira (5) até o dia 14, o Museu da Imagem e do Sim (Misa) recebe a exposição “Paulo Freire – Educar para Transformar”. Um conjunto de painéis com fotos e textos contando a história do educador começa agora a percorrer o Brasil. Até final deste ano, 800 municípios brasileiros serão visitados. A mostra é parte do Projeto Memória 2005, da Fundação Banco do Brasil, que chega a Alagoas em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura.
Pernambucano nascido em 1921, Paulo Freire revolucionou o método educacional brasileiro, propondo uma educação voltada para a conscientização. Aplicado em toda a América Latina, o processo orienta o professor a aprender e respeitar a cultura do aluno. É a chamada "Educação pelo Diálogo", em que o aprendizado se dá a partir da realidade do aluno e com a sua participação.
O Projeto Memória foi criado em 1997 com o objetivo de valorizar a cultura e a história do País, a partir de homenagens a personalidades e fatos que ajudaram a construir a identidade nacional e a fortalecer a cidadania. O projeto já lembrou nomes como Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz e Josué de Castro.