Na eleição majoritária do ano que vem em Alagoas o segundo colégio eleitoral do Estado continua sendo Arapiraca, mas o “fiel da balança” de votos é o Sertão; pela primeira vez nos últimos 50 anos os sertanejos lutam pela indicação do candidato a vice-governador. O deputado estadual Celso Luiz (PMN), presidente da Assembléia Legislativa, é o nome de consenso para formar como vice na chapa sucessória.
Mas, tem o detalhe: Celso Luiz não quer ser mero figurante; ele exige participação direta no governo, com o controle de no mínimo duas secretarias executivas. O nome do presidente da Assembléia Legislativa tem o apoio das jovens lideranças políticas sertanejas – os prefeitos Inácio Loiola, de Piranhas; Antônio Carlos Cacalo, de Pão de Açúcar, e o desembargador Washington Luiz, que, apesar de afastado da política, exerce forte influência na região.
DECIDIDO Um dos entusiastas da candidatura do deputado Celso Luiz é o vereador Fernando Aldo (PSB), de Delmiro Gouveia; ele garante que a candidatura do presidente da Assembléia é assunto decidido. “O sertão em peso está unido em torno do nome do deputado Celso Luiz. Não temos mais nada para discutir”, avisou, lembrando que o deputado é hoje a principal liderança sertaneja e trabalha há tempo para ser o candidato a vice-governador.
A candidatura de Celso Luiz na disputa sucessória abre espaço na região para os pretendentes à vaga na Assembléia Legislativa; o ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa (Lula Cabeleira) e o ex-prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, são dois dos pretendentes.
Lula Cabeleira quer substituir a filha, Ziane Costa, e prepará-la para disputar a Prefeitura de Delmiro Gouveia em 2008; Dantas quer recuperar a vaga de Pão de Açúcar na Assembléia – o último representante no Legislativo foi o atual prefeito Cacalo, que não disputou a reeleição em 2002.