Motivadas pela necessidade de capacitar profissionais e conscientizar a sociedade sobre a importância do preparo correto de alimentos, seguindo normas de higiene e controle da qualidade, reaproveitamento e redução do desperdício, o Sebrae e diversas instituições parceiras realizam, entre os dias 14 e 21 de outubro, em Maceió, a Semana de Alimentos Seguros.
Higiene, manipulação e reaproveitamento de alimentos são temas das palestras e oficinas realizadas em diversos locais da capital alagoana a partir da próxima sexta-feira.
Sabor, aroma, beleza. Estas são as principais características que um alimento deve apresentar para aguçar o apetite de uma pessoa. Mas não são apenas o gosto, o cheiro e as formas que devem atrair a atenção do consumidor. As normas de segurança alimentar, ainda desconhecidas por grande parte população, também deveriam estar entre as preocupações dos consumidores.
O Brasil tem se destacado mundialmente por seu potencial produtor de alimento, no entanto, o País encontra graves problemas de qualidade e segurança que dificultam a competitividade e criam impedimentos para a comercialização dos produtos nos mercado internacional.
Um exemplo disso é a produção de leite, um dos alimentos mais freqüentes na rotina alimentar da população mundial. Enquanto o mercado internacional estabelece, como limite aceitável, a média de 200 mil bactérias por mililitro (ml), no Brasil, essa média é de aproximadamente 900 mil.
Segundo Roberto Amaral, consultor em Alimentos Seguros do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), a quantidade elevadas de baterias encontradas no leite brasileiro comprometem não só a qualidade e comercialização do produto. “As empresas que não possuem controle de qualidade adequado podem comprometer a saúde do consumidor”, afirma Amaral. “O descontrole da qualidade provêm principalmente da falta de informação e ambientes adequados de produção, cultivo, transporte, armazenamento e distribuição dos alimentos”, completa o consultor.
Semana de Alimentos Seguros
A Semana de Alimentos Seguros, organizada com o apoio do Senai, Senac, Sesc, Senar, Universidade Federal de Alagoas, Embrapa, Secretaria Executiva de Saúde e Vigilância Sanitária de Maceió, está em sua segunda edição e visa, além de sensibilizar a comunidade, divulgar o Programa de Alimentos Seguros (PAS), estimulando sua implantação nas empresas de grande e pequeno porte de Alagoas.
De acordo com Ana Luzia Vasconcelos, coordenadora do PAS no Sebrae/AL, a aceitação e participação do público nas ações da primeira semana, realizada em 2004, foi o que impulsionou a reedição do evento.
Além das palestras e oficinas, a novidade da programação deste ano é uma caminhada na orla de Ponta Verde, no próximo dia 16, Dia Mundial da Alimentação, para mobilizar a sociedade sobre a qualidade e o desperdício de alimentos.
Também será realizada uma Mostra Científica com 11 pesquisas produzidas por profissionais e estudantes de nutrição, biologia, veterinária, engenharia de alimentos e agrônomos da UFAL, CESMAC e Vigilância Sanitária, na área de Segurança Alimentar e inserção de Boas Práticas em Alimentos nos APLs de Laticínio, Apicultura e Piscicultura.