A maratona de jogos afasta cada vez mais o Fluminense do título brasileiro. Neste sábado, o time carioca foi destroçado, fora de casa, pelo Paraná por 6 a 1 e perdeu ainda mais contato com o líder Corinthians. O jogo, válido pela 31ª rodada, aconteceu no estádio Pinheirão, em Curitiba.
A distância para o time paulista, que havia subido para oito pontos nas últimas três rodadas, já chega a 11 (59 a 48). Disputando simultaneamente a Copa Sul-Americana e o Brasileiro, o time comandado por Abel Braga começa a dar sinais de estafa e não vence há três jogos (duas derrotas e um empate). Esta foi a pior derrota da equipe neste ano.
"Nós fomos muito abaixo da crítica. Que sirva de lição", declarou Abel Braga. O técnico tricolor, neste sábado, não pôde contar com Leandro e Felipe, machucados. Petkovic, que viajou durante a semana à Suíça para resolver problemas particulares, esteve fora de foco e acabou substituído no intervalo.
Para piorar, a seqüência de jogos em curto espaço de tempo aumentará. Como duas de suas partidas pelo Nacional foram anuladas após o esquema de manipulação de resultados na arbitragem, o Fluminense entrará em campo sete vezes até o fim deste mês (uma a cada menos de quatro dias).
Sem nada a ver com a situação do adversário, o Paraná aproveitou-se do fator campo para dar prosseguimento à fase ascendente com uma atuação avassaladora. São quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos.
Para celebrar, ele marcou dois gols na goleada e comemorou dando cambalhotas de felicidade. Os paranistas, que têm dois jogos a mais, ultrapassaram o Fluminense e chegaram aos 51 pontos, muito próximos da zona de classificação para a Copa Libertadores. O próximo compromisso será sábado, contra o Figueirense, em Florianópolis. "Acho que nossa equipe vai dar o que falar ainda. O grupo está de parabéns", disse Neto.