Em uma corrida emocionante e muito dfisputada, o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren,venceu neste domingo o Grande Prêmio do Japão, penúltima etapa do Mundial de F-1. Raikkonen fez uma de suas melhores apresentações na carreira, após largar da 17ª posição para, no início da última volta, ultrapassar o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, e obter sua sétima vitória na temporada.
Fisichella, que largou em terceiro, fazia uma corrida tranqüila até as voltas finais, quando o finlandês se aproximou muito e reduziu a diferença entre ambos para apenas um segundo. Em seguida, o italiano errou na tomada da chicane da penúltima volta, permitindo a aproximação final para o bote de Kimi na reta dos boxes.
O espanhol Fernando Alonso, mais novo campeão da categoria, completou o pódio, após também ter disputado uma bela corrida, e realizado várias ultrapassagens.
Com esse resultado, apesar da vitória de Raikkonen, a Renault passou a McLaren no Mundial de Construtores, já que somou 14 pontos na corrida (oito de Fisichella e seis de Alonso) contra 10 dos rivais. O colombiano Juan Pablo Montoya, companheiro de Raikkonen, abandonou a disputa na primeira volta após sofrer uma forte batida que forçou a entrada do safety-car. A diferença entre os rivais é de apenas dois pontos. A construtora francesa soma agora 176, contra 174 da McLaren.
Os brasileiros tiveram um desempenho discreto. Felipe Massa, da Sauber, terminou em décimo, sem nunca ter aparecido na zona de pontos. Rubens Barrichello, da Ferrari, foi apenas 13º, e teve sua corrida prejudicada logo na primeira curva, quando saiu da pista e furou um pneu traseiro. Antonio Pizzonia, da Williams, abandonou na nona volta, após rodar sozinho.
A última etapa da temporada será disputada no próximo domingo, dia 16, em Shangai, na China.
Confira o resultado final da prova
1. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes), 53 voltas
2. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), a 1s6
3. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 17s4
4. Mark Webber (AUS/Williams-BMW), a 22s2
5. Jenson Button (ING/BAR-Honda), a 29s5
6. David Coulthard (ESC/Red Bull-Ford), a 31s6
7. Michael Schumacher (ALE/Ferrari), a 33s8
8. Ralf Schumacher (ALE/Toyota), a 49s4
9. Christian Klien (AUT/Red Bull-Cosworth), a 51s9
10. Felipe Massa (BRA/Sauber-Ferrari), a 57s5
11. Jacques Villeneuve (CAN/Sauber-Ferrari), a 58s2
12. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), a 1min00s6
13. Takuma Sato (JAP/BAR-Honda), a 1 volta
14. Tiago Monteiro (POR/Jordan-Toyota), a 1 volta
15. Robert Doornbos (HOL/Minardi-Cosworth), a 2 voltas
16. Narain Karthikeyan (IND/Jordan-Toyota), a 2 voltas
17. Christijan Albers (HOL/Minardi-Cosworth), a 4 voltas
Não completaram a prova
Antonio Pizzonia (BRA/Williams-BMW)
Jarno Trulli (ITA/Toyota)
Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes)