Jovens de todo o Estado se reuniram, nesta manhã, para participar da abertura da Semana do Mundo Unido, no bairro de Pajuçara, em Maceió. Com a organização do Movimento dos Focolares, pessoas de mais de 180 países participam hoje da Corrida pela Unidade, que pede a transformação da sociedade pela paz.
De acordo com os coordenadores do movimento, a corrida simboliza a extensão de um imenso arco-íris de amor em todo o mundo. Cada país, em seu fuso-horário, também organizou a atividade e as cores do arco-íris foram divididas por continentes. Assim, o azul vestido em Maceió também foi usado em Recife e em outros Estados do Brasil que participaram do ato.
“O objetivo é difundir o amor recíproco, pela regra de ouro que é não fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”, disse Leandro Júnior, um dos coordenadores.
Atividades
A Semana do Mundo Unido ocorre há dez anos, sempre no mês de outubro. Iniciada na Itália, ela tem o objetivo de divulgar a paz como forma de transformar a sociedade para a construção de um mundo melhor.
Durante sete dias, o movimento sugere ações concretas, como a pintura do muro da escola Tavares Bastos, na praça Centenário, que está marcada para o dia 12, e uma Jornada, no dia 16, no Colégio Intensivo, no Jaraguá.
Na jornada, serão apresentados os resultados da Semana Mundo Unido em cada cidade e os jovens também irão se praparar para organizar uma ação social na favela da Serraria.
Projetos sociais
Os organizadores dos Focolares estão arrecadando alimentos não perecíveis durante a Semana do Mundo Unido. Segundo Sílvia Marinho, uma das coordenadoras, o objetivo é fazer a doação para uma comunidade de Feliz Deserto, que enfrentou problemas devido às últimas chuvas.
No ano passado, o movimento ajudou o asilo Luiza de Marilac, em Bebedouro. “Nós reformamos a cozinha deles e até hoje realizamos atendimento médico semanal”, disse Sílvia Marinho.