O governador Ronaldo Lessa lança amanhã, às 10 horas, a pedra fundamental do campus da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) em Palmeira dos Índios. O evento marca o início das obras de construção da sede própria da Escola Superior do município, que funciona provisoriamente num prédio pertencente ao Colégio Cristo Redentor.
Durante a solenidade, o governador Ronaldo Lessa vai autorizar a ordem de serviço, que ficará a cargo da empresa Televil. A construtora venceu a licitação pública realizada no mês passado, cujo resultado da concorrência foi publicado no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a presidente da Funesa, os serviços estão orçados em R$ 1,8 milhão, com recursos assegurados pelo governo do Estado e União. O terreno onde será edificado o campus da Funesa, localizado na Terra Xucurus, às margens da rodovia AL-115, nas proximidades do trevo de acesso à cidade, está sendo viabilizado por meio de convênio entre o governo do Estado e a prefeitura, que doou o imóvel. O governo do Estado deve destinar cerca de R$ 400 mil para a primeira etapa das obras.
Implantada no município em meados da década de 1990, a instituição de ensino superior funciona com os cursos de Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Química, além de sediar um dos pólos do Programa Especial Para Graduação de Professores (PGP), atendendo centenas de alunos e educadores de várias cidades da região e até de municípios de Pernambuco.
A solenidade de lançamento da pedra fundamental da Funesa em Palmeira contará com a presença da presidente da instituição, professora Ana Cristina de Lima Moreira; da secretária de Articulação, Fátima Borges; do prefeito de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro, entre outras lideranças políticas, educadores e representantes da comunidade acadêmica da instituição pública de ensino superior.