A Secretaria Executiva de Educação promove, de 19 a 25 deste mês, a campanha alagoana “Seja Amigo do Livro”. O lançamento se dará durante a programação da II Bienal Nacional do Livro em Alagoas, a se realizar no Clube Fênix Alagoana pela Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa permitirá à sociedade alagoana ter acesso ao livro e à leitura, bem como informações sobre utilização e conservação do livro didático.
No estande do Projeto Livro e Texto Didático, que será montado na Bienal do Livro, o público poderá participar de palestras, exposições, lançamentos e comercialização de livros de renomados autores nacionais e regionais. Técnicos irão contar a história do livro por meio da apresentação em slides, além de mostrar a importância da leitura com apresentações de um teatro de fantoche.
Durante o evento será distribuído o CD “Conservação e Devolução do Livro Didático”, com músicas educativas sobre a campanha, e gibis educativos entre os alunos e visitantes. No dia 24, será realizada uma solenidade especial para a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do 2º Concurso de Redação “Seja Amigo do Livro”, promovido pela Secretaria Executiva de Educação, destinado aos alunos de 5ª e 8ª série do ensino fundamental da rede estadual. O tema deste ano foi “O livro, um bem que transforma o leitor e a sociedade".
Segundo a gerente do Projeto Livro e Texto Didático, Teresa Braga, ao lançar a segunda etapa do concurso de redação “Seja Amigo do Livro”, a secretaria possibilitou aos alunos compreenderem a importância da leitura para a obtenção de conhecimento e da utilização correta do livro didático.
Durante a Bienal, alunos de 36 escolas da capital entrarão em contato com o universo da leitura. Cinco educadores e 45 alunos de cada escola visitarão as atividades da feira.
Oficinas
Em novembro, as atividades serão reforçadas com uma campanha sobre a conscientização da importância de conservar e devolver os livros didáticos. No período de 7 a 11, no Cepa, será realizada a segunda oficina sobre a utilização do livro didático, destinada a professores de 3ª e 4ª séries de escolas públicas estaduais da capital.
Cerca de 200 educadores serão orientados em trabalhar com o livro em sala de aula e com sua metodologia. As oficinas serão ministradas por dois professores pertencentes ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Eduardo Calil e Sônia Filipetto.
Cada escola enviará dois professores, que, após as oficinas, ficarão responsáveis em repassar os conhecimentos adquiridos, atuando como multiplicadores em sala de aula. Em 2004, a primeira oficina contou com a participação de 160 professores de escolas estaduais do interior, que receberam orientações de como melhorar a prática da utilização diária do livro didático em sala de aula.