Neste momento, o Sebrae abre, oficialmente, a Semana de Alimentos Seguros, que será realizada até o dia 21 de outubro, em Maceió. O evento é motivado pela necessidade de capacitar profissionais e conscientizar a sociedade sobre a importância do preparo correto de alimentos, seguindo normas de higiene e controle da qualidade, para a redução do desperdício.
Higiene, manipulação e reaproveitamento de alimentos são temas das palestras e oficinas realizadas em diversos locais da capital alagoana a partir da próxima de hoje.
Sabor, aroma, beleza. Estas são as principais características que um alimento deve apresentar para aguçar o apetite de uma pessoa. Mas não são apenas o gosto, o cheiro e as formas que devem atrair a atenção do consumidor. As normas de segurança alimentar, ainda desconhecidas por grande parte população, também deveriam estar entre as preocupações dos consumidores.
O Brasil tem se destacado mundialmente por seu potencial produtor de alimento, no entanto, o País encontra graves problemas de qualidade e segurança que dificultam a competitividade e criam impedimentos para a comercialização dos produtos nos mercado internacional.
Segundo Roberto Amaral, consultor em Alimentos Seguros do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), a quantidade elevadas de baterias encontradas no leite brasileiro comprometem não só a qualidade e comercialização do produto. “As empresas que não possuem controle de qualidade adequado podem comprometer a saúde do consumidor”, afirma Amaral.
Além das palestras e oficinas, a novidade da programação deste ano é uma caminhada na orla de Ponta Verde, no próximo dia 16, Dia Mundial da Alimentação, para mobilizar a sociedade sobre a qualidade e o desperdício de alimentos.
Também será realizada uma Mostra Científica com 11 pesquisas produzidas por profissionais e estudantes de nutrição, biologia, veterinária, engenharia de alimentos e agrônomos da UFAL, CESMAC e Vigilância Sanitária, na área de Segurança Alimentar e inserção de Boas Práticas em Alimentos nos APLs de Laticínio, Apicultura e Piscicultura.