Educação realiza pesquisa de demanda profissional

A Secretaria Executiva de Educação inicia hoje uma pesquisa em 22 unidades de ensino localizadas em áreas rurais de 17 municípios. A idéia é obter junto aos próprios estudantes e professores informações sobre as suas expectativas e necessidades, a fim de planejar os cursos a partir das demandas apresentadas.

A pesquisa será feita até o dia 31, e envolverá aproximadamente três mil alunos e 220 professores de escolas rurais com turmas de ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O levantamento das informações será feito em quatro turmas e com 10 professores, incluindo coordenadores e diretores de cada unidade de ensino envolvida.

“Serão 11 estabelecimentos de EJA e 11 de ensino médio. Como nossa meta é a qualificação profissional dos estudantes e a formação docente daí a necessidade de envolver os trabalhadores”, explica a gerente do Projeto de Educação Rural, Sarajane Cerqueira.

Segundo a coordenadora, após o levantamento das informações e o planejamento dos cursos, a secretaria irá buscar as parcerias necessárias para implementar a ação. “A formação dos professores deve obedecer também às diretrizes educacionais específicas das escolas do campo”, conta Sarajane. A previsão é que essas atividades aconteçam já no próximo ano.

Xilogravuras

Paralelo à pesquisa, um outro trabalho – este realizado por alunos do ensino fundamental de escolas estaduais regulares – também vai contribuir para a melhoria da qualidade da educação no campo. Comandados pelo arte-educador Acioli, estudantes estão concluindo as xilogravuras que ilustrarão o caderno “Referencial pedagógico para as escolas do campo de Alagoas”.

A publicação é resultado das discussões promovidas pelo Projeto de Educação Rural no ano passado, quando foram realizados diversos seminários em todo o Estado, envolvendo entidades e profissionais que atuam na área. Além disso, os alunos também preparam o material ilustrativo e a logomarca do II Fórum Estadual de Educação do Campo, que deve ser realizado em novembro, com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

As oficinas de xilogravura são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, nos dois turnos, no Núcleo de Expressões Artístico-Culturais do Cepa. Todos os desenhos já foram passados para a cartolina e já estão sendo talhados na madeira. A conclusão do trabalho está prevista para o fim de outubro.

Fonte: Secom/AL

Veja Mais

Deixe um comentário