Está marcado para 19h, na Casa de Cultura de Arapiraca, a festa de fundação de uma ONG homossexual, onde será lançado o livro “Além do Arco-íris”. A obra é um estudo exploratório sobre o perfil das pessoas que participaram da Parada Gay do ano passado na Capital alagoana.
Escrito pelo economista Júlio Daniel Farias, a obra é uma análise qualitativa e quantitativa dos indivíduos que responderam um questionário aplicado durante a passeata na orla de Maceió. A pesquisa fez parte de um projeto desenvolvido em parceria entre o grupo Afinidades GLSTAL e a Fundação Universitária de Alagoas.
O livro “Além do Arco-íris” é uma forma de estimular a discussão sobre a cidadania homossexual em diversas classes da sociedade, onde, segundo o autor, é a melhor forma da população aceitar a orientação sexual de cada um além de proporcionar uma reflexão política.
Os dados revelam um dado interessante, os gays de Arapiraca vieram em grande número para a Parada de Maceió, ficando em quarto lugar na ordem dos que mais conjugam os homossexuais entrevistados, depois do Afinidades GLSTAL, GGAL e Pró-Vida.
A história do movimento homossexual em Arapiraca vem sendo contada desde 1994, quando a Secretaria Municipal de Saúde optou por desenvolver ações de qualificação através de oficinas sobre cidadania, direitos civis, estética e culinária, para a população gay, esclarece Claudemir Martins presidente do Grupo Somos GLBT de Arapiraca.
“ O engajamento da comitiva gay de Arapiraca na Parada de Maceió, e a conseqüente fundação do Grupo é fruto de muita discussão promovidas durante todo este tempo”, conclui Claudemir.
Shows das Drags Cindy Summer, Karoline Kattlen e da transformista Evian Protchascka também estão agendados para a festa.