Nesta segunda-feira, durante uma reunião da Associação dos Municípios Alagoanos, será apresentado aos prefeitos um projeto que prevê a implantação de cursos superiores nos municípios do Estado.
Os jovens dos 102 municípios alagoanos que estão concluindo o segundo grau terão a oportunidade de acesso a cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação através do programa Universidade telepresencial. O projeto também prevê cursos pré-vestibular, pós-graduação e preparatórios para concursos.
Já adotado em várias cidades brasileiras, o programa da universidade telepresencial tem sido um grande fator de inclusão de jovens no acesso a cursos universitários. Em Alagoas, a Residência Universitária, foi credenciada pelo MEC através da portaria 4210 para implantar o método.
Segundo o diretor Hélio Laranjeiras os cursos acontecem via satélite, com aulas em tempo real dadas por professores com alta qualificação profissional. Os primeiros cursos a serem disponibilizados, além do pré-vestibular, serão Normal Superior, Gestão de Pequenos e Médios Negócios, Gestão de Negócios Industrializados e Comércio Exterior. As opções decorrem da necessidade por profissionais qualificados nessas áreas no interior de Alagoas.
“É preciso capacitar nossos jovens para a vocação natural da região em que ele vive e onde as oportunidades de emprego e rende podem surgir”, diz o diretor da universidade.
A Residência Universitária tem a parceria da Faculdade Internacional e de Tecnologia de Curitiba. Os cursos têm duração de dois a dois anos e meio. O projeto também prevê 60 cursos de pós-graduação, principalmente na área de formação de professores.
Com a parceria das prefeituras será possível adotar, com sucesso, o modelo no Estado e garantir uma formação superior a população.