O segmento de fiação e tecelagem no Estado pode ser beneficiado com uma linha de crédito disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Proposta nesse sentido foi apresentada, esta semana, pelo deputado estadual Nelito Gomes de Barros (PTB), no plenário da Assembléia Legislativa (ALE). O parlamentar fez um pronunciamento pedindo a interferência do governador Ronaldo Lessa (PDT), a fim de conseguir a liberação do crédito para o setor.
De acordo com Nelito, a linha de crédito poderia possibilitar a uma taxa de juro inferior aos 19,5%, cobrados atualmente pelo sistema financeiro nacional. Conforme suas informações, o BNDES possui o Programa de Geração de Emprego e Renda (Progeren), voltado para as micro, pequenas e médias empresas, cujo faturamento mensal seja de aproximadamente R$ 60 milhões por ano.
Nelito destaca que o setor de fiação e tecelagem do Estado funciona, atualmente, em três pontos. Além de Maceió, existem fábricas em Rio Largo e Delmiro Gouveia. O parlamentar disse que faz parte da bancada de oposição ao governador Ronaldo Lessa na ALE, mas vota nas mensagens cujo beneficiado direto seja a população alagoana. “Por isso, conto com a sensibilidade do governador para aprovação do pleito”, disse Nelito.