Na décima edição da Semana Mundo Unido, uma Jornada para jovens de todo o Estado marca o término das atividades promovidas para divulgar a paz. O encontro é promovido pelo Movimento de Focolores, para apresentar os resultados da Semana do Mundo Unido em cada cidade de Alagoas e é realizado no Colégio Intensivo, na Pajuçara, até 16h.
Na jornada, os jovens também irão se praparar para organizar uma ação social para ajudar os moradores da favela da Serraria.
Desde o início a atividade, criada pelo Movimento Jovens por um Mundo Unido, teve como objetivo despertar a população para a idéia de que cada um pode ser um construtor de um mundo melhor, independentemente de sua religião, nacionalidade, cultura ou raça.
A abertura da Semana teve uma atividade em nível mundial, a “run for unity”, que significa Corrida pela Unidade, que ocorreu no último domingo, em vários países. Em Maceió, a concentração dos corredores foi, na praça Multi-Eventos, Pajuçara, onde os “Focolarinos” organizaram várias atividades para divulgar a Semana.
Na útima quarta-feira, o movimento propôs a pintura do muro da escola Tavares Bastos, localizada na praça Centenário, que teve como tema “pintando um mundo melhor”. Este ano, os jovens retocaram o trabalho que já tinha sido feito e ampliaram o desenho com os palhacinhos Pepê e Jotabê.
Projetos sociais
Os organizadores dos Focolares estão arrecadando alimentos não perecíveis durante a Semana do Mundo Unido. Segundo Sílvia Marinho, uma das coordenadoras, o objetivo é fazer a doação para uma comunidade de Feliz Deserto, que enfrentou problemas devido às últimas chuvas.
No ano passado, o movimento ajudou o asilo Luiza de Marilac, em Bebedouro. “Nós reformamos a cozinha deles e até hoje realizamos atendimento médico semanal”, disse Sílvia Marinho.