Inscrições abertas para o prêmio Crer para Ver

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Crer para Ver; Inovando a EJA. A Fundação Abrinq e a Natura Cosméticos, em parceria com o Ministério da Educação, concedem prêmios para experiências bem-sucedidas de educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. São selecionados cinco projetos de professores e cinco de escolas, um de cada região do país. Os interessados podem se inscrever até 28 de fevereiro.

Os vencedores na categoria professor ganharão uma viagem a uma cidade histórica brasileira. As escolas receberão R$ 10 mil para investir no aprimoramento ou na ampliação do projeto premiado. A seleção será feita de 19 a 31 de julho de 2006, período no qual o comitê técnico visitará os locais para analisar de perto as instalações e os projetos.

“O programa existe há dez anos e sempre apoiou propostas de educação infantil e fundamental das escolas públicas”, disse Celso Santiago, coordenador do prêmio. “Em 2003, vivíamos um momento de combate ao analfabetismo e resolvemos atuar na área da educação de jovens e adultos.”

Segundo Santiago, para uma boa formação de cidadãos é importante participar da vida escolar e ter boa convivência com os colegas. “A educação era pouco valorizada e avaliada. O prêmio surgiu para valorizar e dar visibilidade a bons projetos e colher informações na área, saber o que está sendo feito no país”, disse.

Da primeira edição, em agosto, participaram 192 projetos. Sete foram premiados — cinco de escolas e dois de professores — durante a solenidade de abertura do 7º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, em Brasília, com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Atividades

Maria do Perpétuo Xavier, de Castanhal, Pará, uma das professoras premiadas, há dois anos desenvolve o Planeta Letrado. O projeto visa a transmitir conhecimentos por meio de performances cênicas, danças e atividades ao ar livre. Começou em uma escola rural, a 40 quilômetros do município, com 49 alunos. Bem-sucedido, foi implantado nas 21 escolas que atendem a EJA em Castanhal. “Foi uma surpresa ganhar um prêmio nacional. Se os professores e a comunidade não tivessem abraçado o projeto, não teríamos chegado ao sucesso”, disse a professora. “Mas a premiação maior foi ter contribuído para que vários jovens e adultos voltassem a estudar.”

A professora serve de modelo e inspiração aos alunos. Ela voltou a estudar aos 33 anos, após abandonar a sala de aula aos dez, na quarta série do ensino fundamental. “Queria contribuir porque sei o que passei, sem material para estudar. No projeto, os alunos confeccionam o próprio material”, destacou. Segundo Maria, o aluno precisa sentir prazer em continuar os estudos. Por isso, dividiu as aulas em módulos de reflexão e ação. “Ele termina o curso com um olhar diferenciado para o seu cotidiano, sabendo o que quer como cidadão”, afirmou. Ela ganhou como prêmio uma viagem à Serra Gaúcha.

Paralelamente ao prêmio, o programa financia quatro projetos para formação de professores de EJA e para a volta à escola de 32.690 jovens e adultos. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da Fundação Abrinq ou pelo Correios — Programa Crer para Ver, Rua Lisboa, 224, Cerqueira César. CEP 05413-000, São Paulo, SP.

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário