Depois de bloquearem a Ladeira dos Martírios e a entrada da Prefeitura Municipal de Maceió, os ambulantes que foram removidos da rua das Árvores, no Centro da cidade, chegaram a um acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Maceió, Rafael Tenório.
Eles serão transferidos para o Estacionamento Zona Azul, ao lado do Shopping Independência, no Centro.
No início, Tenório queria transferir os ambulantes para o Mercado da Produção e se mostrava intransigente. “Novas lojas grandes estão vindo para o Centro e precisamos dar continuidades a reforma e garantir segurança e higiene. A rua das Árvores não é local adequado para comercializar frutas. Eles deixam o local todo sujo. Toneladas de lixo são retiradas dali”, colocou o secretário.
Do outro lado, os ambulantes, mobilizados por Maria Cícera Silva, colocavam que o Mercado da Produção já se encontrava lotado. “Lá já tem muita gente, não há como ganharmos dinheiro ali. Queremos um lugar que possibilite o nosso ganha pão”, disse a ambulante. As posições contrárias geraram um protesto que durou aproximadamente seis horas e resultaram em congestionamento, bloqueios de ruas e pneus queimados.
No entanto, Rafael Tenório resolveu receber os ambulantes para negociação. Chegaram a um acordo. Os ambulantes serão transferidos para o estacionamento que fica em frente ao Quartel Geral da Polícia Militar. “Nós forneceremos quarenta sombrinhas, para que eles possam proteger as mercadorias. Será uma solução imediata. A Prefeitura Municipal estudará a possibilidade de estruturá-los naquele local”, explicou Rafael Tenório.
Após o acordo, os ambulantes desbloquearam a Ladeira dos Martírios e voltaram para suas casas. “O ruim é que hoje foi um dia perdido. Não trabalhamos e nem vamos mais trabalhar. Não sei como vou comprar o gás e comida para os meus filhos agora”, destacou um dos protestantes.
Conforme Rafael Tenório, a remoção dos ambulantes faz parte do projeto de revitalização do Centro de Maceió. “Não era para eles estarem ali. Foi um erro de administrações passadas. Por isto que ocorreu este problema agora. Mas removeremos todos, conforme o andamento das obras de revitalização”, finalizou o secretário.