Quem inventou a aftosa?

A aftosa é uma doença terrível para o gado e a economia de qualquer país; boi, búfalo, cavalo, porco, cabra, enfim, tudo o que representa proteína animal para o homem pode ser afetada. Mas, ao contrário do que muita gente pensa não é doença do outro mundo – é deste mesmo, mais precisamente de “Plum Island”, uma pequena ilha deserta que faz parte do complexo de “Long Island”, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os que pensavam se tratar do apocalipse enganaram-se; a aftosa não está na Bíblia por uma razão simples: até a “guerra fria” entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, o comunista liderado pela finada União Soviética, ninguém jamais tinha ouvido falar na doença. Finalmente: o que tem a ver a aftosa com a “guerra fria”, que eclodiu após a II Guerra Mundial envolvendo as superpotências mundiais? Tudo.

O confronto entre o capitalismo e o comunismo, que norteou o debate internacional até meados da década de 1980, exigiu de cada um dos blocos engenho e arte; capitalismo e comunismo se entregaram às mais variadas tarefas para se precaverem um contra o outro e, nessa disputa, valeu de tudo – inclusive a guerra biológica, hipótese que os alemães lançaram e que os Estados Unidos absorveram; após a derrota alemã, o biólogo nazista Erich Traub foi cooptado pelos norte-americanos.

A paranóia anti-comunista levou à insensatez; o Departamento de Agricultura e o exército dos Estados Unidos se juntaram no projeto para produção de armas químicas e biológicas – esta destinada à destruição dos suprimentos alimentares do inimigo.

O projeto foi tocado na pequena ilha deserta nos arredores de Nova Iorque até 1978, quando o Pentágono concluiu que seria loucura destruir as fontes de suprimentos dos soviéticos, pois, em caso de conflito, eles teriam de arcar com a alimentação de milhões de pessoas.

Devemos reconhecer que a decisão foi inteligente e oportuna; mas, ocorreu que, logo após o exército se retirar do projeto, as condições de segurança do laboratório em Plum Island fraquejaram e no dia 15 de setembro de 1978 ocorreu o acidente fatal: o vírus transmissor da aftosa escapou do laboratório e ganhou o mundo; as primeiras vítimas da doença estavam no próprio curral do Plum Island: 94 bovinos morreram antes de servirem de cobaias às experiências.

Veja Mais

Deixe um comentário