O governo de Alagoas, por meio das secretarias Coordenadora de Desenvolvimento Econômico e Executiva de Turismo, promoveu hoje, no Maceió Mar Hotel, a primeira reunião de trabalho para a organização da 16ª etapa do Brazil National Tourism Mart (BNTM), evento que será realizado em Maceió entre os dias 30 de março a 2 de abril do próximo ano. O encontro contou com a presença de representantes do trade turístico alagoano.
A BNTM tem o objetivo de reunir investidores estrangeiros, especialmente convidados pelas companhias aéreas que operam em diversos países, bem como diversos representantes do setor em todo o Nordeste.
“Essa é a primeira reunião de trabalho, que tem como objetivo dar o pontapé inicial de um evento muito importante para o desenvolvimento turístico de Alagoas”, informou Fernanda Reznik, diretora de Articulação Nacional da Secretaria Executiva de Turismo, acrescentando que desde 1996 Maceió não sedia a BNTM”.
Fernanda acrescenta que o evento é uma oportunidade também para que todos os agentes envolvidos possam expor seus produtos e firmar parcerias, visando ao incremento do potencial turístico da região. “Além disso, durante haverá uma coletiva à imprensa, com a presença de jornalistas estrangeiros e brasileiros, ocasião em que serão apresentados os projetos e ações da Secretaria Executiva de Turismo de Alagoas”, completou.
De acordo com Marcos Vital, que representou a Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, e é responsável pela formulação de políticas da pasta, o evento anual sempre é realizado na capital de um dos estados do Nordeste. “Durante três dias, o local escolhido torna-se a capital de oportunidades, por isso não podemos perder esse momento de envidarmos todos os esforços para realizá-lo com sucesso”.
A formatação para a realização da BNTM se constituirá em três áreas estratégicas. A comercial, que será destinada a hotéis, operadoras turísticas, agentes de viagem, turismo receptivo e locadoras de veículos. Outro setor é o institucional, que será voltado para órgãos oficiais de turismo dos estados, companhias aéreas e empresas privadas. E, finalmente, a área governamental, destinada aos expositores de cada Estado, que ficarão agrupados em estandes de 25 metros quadrados, destacando as suas potencialidades turísticas e promovendo reuniões comerciais com compradores estrangeiros (buyers) e vendedores nacionais (suppliers).