DRT faz seminário para estimular recadastramento sindical

A Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas promoverá na sexta-feira, no auditório José de Barros Sarmento, um seminário com palestras direcionadas aos sindicatos, para estimular o recadastramento no Ministério do Trabalho.

Segundo a DRT, em Alagoas, ainda é baixa a quantidade de entidades já cadastradas, por isso foi proposto a realização de um seminário com palestras direcionadas à categoria.

Para compor as discussões e instigar os sindicatos a atualizarem suas informações junto ao MTE, virá a Maceió o Auditor-Fiscal do Trabalho de Brasília, Celso Amorim, falar sobre a efetividade do Sistema de Cadastro Nacional de Entidades Sindicais.

“Celso Amorim falará sobre o sistema e o recadastramento, de forma geral, e em especial sobre os problemas que têm ocorrido, inclusive, problemas relacionados ao enquadramento do sindicato nos ramos de atividades disponíveis no sistema”, informou Dulciane Montenegro, chefe da Seção de Relações do Trabalho da DRT.

Em Alagoas, somente 105 sindicatos e federações alagoanas atualizaram suas informações no site do MTE, o que leva a crer a falta de informação e interesse por parte da categoria.

“Este seminário pretende estimular o recadastramento sindical, abrangendo todos os sindicatos do Estado. Além disso, servirá de palco para que os órgãos que lidam com os trabalhadores façam relatos sobre seus projetos e atividades em 2005.”, revelou a chefia da SERET.

Além do recadastramento sindical, será enfocado as Convenções e nos Acordos Coletivos e a Revisão Normativa pela DRT e PRT.

São esperados no seminário representantes de 70 entidades de Alagoas. “Esperamos que pelo menos mais da metade compareça, inclusive porque não teremos outra oportunidade, em Maceió”, citou Dulciane ao destacar que dois outros seminários estão sendo programados para acontecer no interior, um em União dos Palmares e outro em Palmeira dos Índios ou Arapiraca.

Veja Mais

Deixe um comentário