Funcionários do Grupo Telemar dão exemplo de solidariedade e voltam às salas de aula para transmitir seus conhecimentos para crianças e adolescentes de escolas públicas. A ação será realizada no, na Escola Maria José Loureiro, no CEPA.
Este trabalho voluntário é fruto de parceria do Grupo Telemar com a Junior Achievement, associação sem fins lucrativos de educação para o empreendedorismo. A parceria beneficiou, nos dois anos anteriores, 35 mil estudantes. O tema escolhido – “As Vantagens de Permanecer na Escola” – será trabalhado em 15 Estados do País – entre eles Alagoas – e no Distrito Federal.
"Pretendemos fazer com que os funcionários da empresa despertem sua visão de cidadania e de responsabilidade social. Esperamos levar cada vez mais esta reflexão aos nossos colaboradores, para que eles busquem agir e participar, de dentro para fora da empresa", diz Júlio Fonseca, diretor de Gente do Grupo Telemar.
Durante uma semana, os trabalhadores dedicarão meia jornada de trabalho durante dois dias para a atividade voluntária. Em três anos de parceria, mais de 2500 funcionários doaram em torno de quinze mil horas de trabalho a esta ação solidária, beneficiando mais de 43 mil jovens estudantes.
O objetivo da ação é conscientizar estudantes de escolas públicas da 7as e 8as séries do Ensino Fundamental sobre a importância da qualificação e da educação como meio para alcançar seus êxitos pessoais. Os jovens participam de debates e jogos que simulam as possibilidades de trabalho entre um estudante que seguiu com os estudos e outro que desistiu da escola antes da graduação.
Desta forma, a finalidade do projeto é estreitar a relação entre a educação e a qualificação como meio de aquisição de ferramentas que desenvolvam as qualidades e os talentos pessoais, integrando o conceito de empregabilidade ao conceito de educação.
Cerca de 23 voluntários vão trabalhar com alunos de cinco turmas durante toda manhã.
O programa vai abranger também os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Amazonas, Maranhão, Pará, São Paulo e o Distrito Federal.