O Ministério da Educação fez, nesta sexta feira, o repasse de crédito orçamentário da ordem de R$ 1,5 milhão para a Universidade Federal de Alagoas.
O dinheiro, segundo a reitora Ana Dayse Dorea, é referente a primeira etapa do aporte financeiro, no valor de R$ 10,7 milhões, do convênio que institucionaliza a implantação do Campus de Arapiraca e de mais três pólos avançados nos municípios de Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa, assinado no mês de setembro, em Brasília, pelo ministro da educação, Paulo Haddad.
Os recursos serão destinados para recuperação e ampliação do prédio, cedido pela prefeitura de Arapiraca, que abrigará os onze cursos de graduação. Numa área de 3.800 m², o Campus de Arapiraca será dotado de 12 salas de aula, laboratório de informática, auditório, com capacidade para 200 pessoas, laboratório para cada curso, restaurante e salas administrativas.
De acordo com informação da Prefeitura Universitária, até dezembro próximo será lançado o edital de licitação das obras. O prazo de conclusão das reformas será de quatro meses.
O projeto de interiorização da Ufal, cujo modelo pedagógico será piloto para o Brasil, prevê para o próximo ano a implantação dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Educação Física, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Arquitetura, física, química, matemática e Biologia em Arapiraca; Engenharia de Pesca e Turismo, em Penedo, Psicologia e Serviço Social, em Palmeira dos Índios, e Medicina Veterinária em Viçosa.
O novo modelo pedagógico que será implantado no Campus de Arapiraca já está sendo discutido e analisado pela pró-reitoria de graduação (Prograd) com os representantes dos colegiados dos cursos. E o primeiro vestibular será realizado pela Copeve, no primeiro semestre de 2006.