Neste domingo, mais de 1,7 milhão de alagoanos, registrados na Justiça Eleitoral, terão de optar se querem ou não aprovar a lei que proíbe a comercialização de armas e munições no país. O voto é obrigatório e os 832 locais de votação, em Alagoas, serão abertos aos eleitores daqui a pouco, às 8h.
Em todo o país, o eleitor terá de responder se o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido. A tecla 1 significa votar "não" e a 2 corresponde ao "sim". Se apertar qualquer outro número, o eleitor anula seu voto.
Existem ainda as opções de votar em branco, na tecla da mesma cor, e de corrigir o voto no botão de cor laranja. Após escolher uma das opções, é preciso apertar o botão verde, que confirma o voto e encerra a operação.
A votação termina às 17h, mas quem ainda estiver na fila da seção eleitoral quando encerrar o horário recebe uma senha e aguarda a vez de ir até a urna.
Justificativa
Quem estiver fora da cidade onde vota no dia do referendo terá que justificar a ausência comparecendo a um posto no mesmo período da votação.
Em todo o Estado de Alagoas, o eleitor bastará dirigir-se a qualquer seção eleitoral e informar ao Presidente da Mesa que deseja justificar sua ausência ao pleito, pois todas as Seções Eleitorais estarão funcionando como mesas receptoras de Justificativa Eleitoral.
Com informações do TRE/AL