Professores participam de curso de orientação vocal

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Secretaria Executiva de Saúde está promovendo cursos de orientação vocal aos professores estaduais do Centro de Estudos e pesquisa Aplicada (Cepa). O objetivo é orientá-los sobre as medidas preventivas para evitar problemas de alterações e distúrbios vocais.

Assim como os cantores, locutores e telefonistas, os professores estão entre os profissionais que dependem da voz para desempenhar suas atividades. Muitos, inclusive, não têm conhecimento dos cuidados necessários para manter a saúde da voz.

Ministrado pelas fonoaudiólogas Conceição Carneiro Pessoa, Fabiana Dizeu e Fabiana Paz Rocha, e pela médica do trabalho, Verônica Padilha, o curso faz parte do Projeto Saúde e Qualidade Vocal, que surgiu a partir da observação de dados da Junta Médica do Estado, onde as patologias vocais aparecem como a maior causa do afastamento de professores da sala de aula e do crescente número daqueles que terminam sendo remanejados para outros setores das escolas.

Segundo Conceição Carneiro Pessoa, fonoaudióloga coordenadora do projeto, a idéia é fornecer subsídios que venham minimizar a incidência de alterações vocais, capacitando os professores como agentes de sua própria saúde. “A maioria dos distúrbios pode ser evitada com pequenas mudanças de hábitos e conhecimento básico sobre o assunto”, afirmou.

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 3315-2759 ou 3315-3921. Para participar do curso o professore pode se inscrever em sua própria escola.

Veja Mais

Deixe um comentário