O deputado estadual Marcos Ferreira (PMN) deu entrada na Assembléia Legislativa em projeto de lei que garante a gratuidade do Exame de Próstata, conhecido como teste de PSA-Antígeno Prostático Específico com Elucidação Diagnóstica para homens, com idade superior ou igual a 50 anos em todo o Estado.
De acordo com projeto, o exame será disponibilizado pela rede pública de saúde e também através da rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e terá fim exclusivamente preventivo ao câncer da próstata, ficando o governo estadual através da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau), responsável pela facilitação do exame e ainda autorizada à realização de campanhas de esclarecimento a população em todo o território alagoano.
A justificativa do deputado, que também preside a Comissão de Orçamento e Finanças da ALE, é de que o projeto transformado em lei, irá somente estender o benefício da gratuidade à população masculina do Estado conscientizando essa parcela significativa de cidadãos da importância da realização desse exame, em função do alarmante número de óbitos registrados pelas instituições de saúde do País.
Ele alertou para amostragem de dados colhidos pelo Instituto Nacional do Câncer, mostrando que no ano de 2003 a ocorrência dessa doença afetou mais de 30 mil brasileiros, com um índice de óbitos em torno de 30% dos casos.
“A nossa proposta tem por objetivo principal auxiliar na prevenção e no combate a este sério problema de saúde pública, lembrando que a Saúde é um dever do Estado e um direito de todos, devendo ser garantida por políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco da doença e outros agravantes. O Estado pode e deve contribuir para a diminuição dessa doença, incentivando através de campanhas, a população masculina a fazer os exames médicos, bem como fornecendo o exame do PSA que detecta o aparecimento de tumores ainda na fase inicial. As chances de vencer a doença no início são de noventa por cento dos casos”, enfatizou o deputado Marcos Ferreira.