Daqui a pouco, será aberta a V Conferência Estadual de Assistência Social, no Centro de Convenções da Escola de Magistratura de Alagoas, no Farol. O envento reunirá 100 municípios do Estado, para debater o Sistema Unificado de Assistência Social.
O encontro é promovido pela Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social e o Conselho Estadual de Assistência Social.
O objetivo principal discutir o Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS) e as deliberações dos municípios alagoanos.
O SUAS tem a finalidade de organizar todas as ações da área, como deveres do Estado e direitos do cidadão, à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei da assistência social, com o intuito de combater a miséria e promover a inclusão social.
A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem da conferência, entre elas, 224 delegados e 176 convidados. Dos 102 municípios alagoanos, apenas dois não irão participar – Paripueira e Porto de Pedras – pelo motivo de não terem realizado a conferência municipal.
O encontro contará com a presença do secretário executivo de Inserção e Assistência Social e presidente do conselho, Jurandir Bóia, autoridades estaduais e municipais, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ministério Público, instituições e entidades da sociedade civil que fazem interface com as ações de programas de Assistência Social do governo.
Programação
A abertura da conferência está marcada para as 9h. Depois, haverá a leitura do regimento da conferência e em seguida a palestra “SUAS – Plano 10”, ministrada por Vânia Lúcia Leite.
Às 11 horas, será realizada a mesa redonda “Política de Assistência Social, Territorialização e Exclusão Social”, com a participação de Cristiano Montenegro e Terezinha Falcão. A partir das 14h, a professora Maria da Graça irá proferir palestra referente à rede sócio-assistencial e, às 15h, serão realizados grupos de trabalho.
Na quinta-feira, a partir das 9h, haverá a plenária para apresentação do resultado dos trabalhos dos grupos e às 11h30, será realizada a eleição de delegados e aprovação de moções.