Cooperação combaterá desigualdades educacionais

O Ministério da Educação e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) firmaram acordo de cooperação interinstitucional destinado a reduzir as desigualdades educacionais por meio de estudos, pesquisas, ações e projetos em comum. Do acordo consta um protocolo de intenções que define o papel de cada parceiro.
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) vai formular projetos, promover e apoiar seminários e encontros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) oferecerá informações para a realização de estudos. A Anped mobilizará os associados em estudos e pesquisas sobre inclusão social e desigualdade educacional e abrirá a discussão desses temas em seminários regionais e locais.

“A Secad vai investir na pesquisa, com novas linhas de investigação, e na publicação de artigos e resultados de pesquisas que podem ajudar no fortalecimento das políticas educacionais”, disse Kleber Gesteira, coordenador-geral de educação escolar indígena da Secad. “Cuidamos da formação de professores indígenas em projetos, mas nunca fizemos pesquisa para avaliar a importância dos projetos. Com a parceria, o trabalho poderá ser organizado em um centro de pesquisa de pós-graduação.”

O primeiro fruto da parceria já apareceu. A Secad lançou este mês, na reunião anual da Anped, em Caxambu, Minas Gerais, coletânea com artigos sobre inclusão e diversidade na educação extraídos de publicações da entidade.

Pesquisadores

“A Anped congrega a maioria dos pesquisadores e estudiosos da educação. O protocolo é um passo para estabelecer diálogo com eles”, disse diz Timothy Ireland, diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secad. O MEC propôs a discussão das temáticas de inclusão e diversidade nos grupos de trabalho para estimulá-los a produzir pesquisas que podem ser aplicadas nas políticas públicas, como a formação de professores para elaborar material didático. “A Anped nunca tinha se associado ao ministério. Vai ser um diálogo importante para a educação”, destacou Ireland.

Em novembro, será publicado edital para os grupos de trabalho da Anped inscreverem projetos direcionados às políticas públicas. O protocolo estará em vigor até 31 de dezembro de 2006, mas pode ser prorrogado.

Veja Mais

Deixe um comentário