O Núcleo de Educação Ambiental São Francisco de Assis, Neafa, tem um estande na Expoagro, para doar cães e gatos aos visitantes.
A ação pretende ampliar a divulgação sobre a procriação controlada, como forma de evitar o abandono de animais nas ruas.
A ONG, com sede no Farol, possui, 70 gatos e 21 cachorros recolhidos das ruas. Quem quiser adotar um animal deve preencher um termo de responsabilidade, pois a Neafa faz um acompanhamento da pós-doação.
Os animais já vão para os novos donos castrados, vacinados e vermifugados e ainda têm, durante um ano, consultas veterinárias gratuitas.
Membro da diretoria da Neafa, Jamerson de Oliveira, explica que a organização realiza um trabalho de conscientização e controle da procriação dos animais, através de palestras nas escolas e para a população carente, evitando assim, o abandono de animais nas ruas.
“Nos estamos fazendo a nossa parte, ajudando na conscientização da posse responsável e controle populacional”, afirma Jamerson.
Além dos animais que mantém em sua sede, a ONG também possui um cadastro de interesse, funcionando como uma ponte entre as pessoas que queiram doar seus animais e aqueles que têm interesse em adotar.
São 200 voluntários trabalhando pela organização e dois veterinários contratados se revezam nas cirurgias de castração, realizadas gratuitamente na própria Neafa. “Só costumamos pedir uma colaboração em relação aos medicamentos”, declara Jamerson de Oliveira.
Quem tiver interesse em adotar gatos e cachorros, é só procurar o estande da Neafa até o dia 6 de novembro, na Expoagro, ou entrar em contato com a ONG pelo telefone: 3221-0193.