Bancos estão prontos para censo do INSS

O Censo Previdenciário que promoverá o recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a partir de hoje, irá envolver cerca de 15,5 mil agências bancárias e 27 bancos no país. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os funcionários das instituições financeiras foram treinados para o atendimento aos cerca de 2,5 milhões de segurados que começam hoje a atualizar o cadastro na Previdência. Em uma segunda etapa, que irá ocorrer entre março e dezembro de 2006, serão recadastrados mais 13,1 milhões de pessoas.

"Fizemos um trabalho com o Ministério da Previdência Social e os bancos estão prontos para oferecer um bom serviço", afirma Jorge Higashino, superintendente de Projetos Especiais da Febraban.

A convocação vem sendo feita por meio de mensagem impressa no comprovante que o aposentado retira ao receber seu pagamento. Após a comunicação, o beneficiário tem um prazo de 90 dias para voltar à sua agência bancária. O censo tem o objetivo de coibir fraudes e eliminar pagamentos indevidos feitos pela Previdência.

Documentos

O aposentado ou pensionista que já foi convocado pelos bancos para o Censo Previdenciário deverá voltar à agência bancária que paga seu benefício para apresentar documentos e devolver um formulário preenchido, que foi distribuído pela maioria dos bancos, com exceção do Banco do Brasil.

Em caso de dúvida sobre o preenchimento, a Previdência orienta que o aposentado se dirija a um sindicato ou associação de classe. No caso do Banco do Brasil, que paga 25,7% dos benefícios no país, um funcionário da agência bancária digitará os dados do aposentado e não há a necessidade do preenchimento do formulário.

De acordo com a Previdência, além do formulário, o aposentado ou pensionista deverá apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho e Previdência Social, passaporte, carteira nacional de habilitação ou ainda registro de conselho profissional).

Apesar de não ser obrigatório, a Previdência aconselha que o aposentado leve comprovante de residência, NIT (Número de Identificação do Trabalhador), Cadastro de Inscrição do Contribuinte Individual, título de eleitor e número de inscrição no PIS/Pasep.

Fonte: Diário Online

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