O grupo de estudantes universitários que ocupa o gabinete da reitora Ana Dayse Dórea confirmou que deverá desocupar a sala na próxima segunda-feira. Ontem, a reitora se reuniu com representantes do grupo, que apresentaram as reivindicações dos alunos da Universidade Federal de Alagoas.
Na pauta do movimento, está a suspensão e anulação das atividades acadêmicas durante a greve, a substituição do vice-reitor, Eurico Lobo, da Pró-Reitora de Assistência Estudantil, a ampliação e reforma do Restaurante e Residência Universitária, o término da utilização de bens universitários por grupos privados, melhorias na estrutura física da instituição e a construção de sedes para centros e diretórios acadêmicos.
De acordo com o estudante de Ciências Sócias, Lucas Menezes, que participa da mobilização, as reivindicações foram ouvidas pela reitora que já determinou a saída do vice-reitor, Eurico Lobo, da Pró-Reitora de Assistência Estudantil. “Ela disse que ele sairá em até 15 dias, já a situação do Restaurante Universitário será estudada”, explicou.
Sobre as outras reivindicações estudantis, na reunião foi determinada a anulação das aulas, que ocorreram no período de greve e a reitora confirmou o compromisso de não doar nenhum bem ao setor privado.
O grupo dos estudantes é formado por cerca de 30 pessoas, que ocupam o gabinete desde o dia 26 de outubro, há mais de uma semana. A mobilização é parte de um movimento nacional que luta contra a Reforma Universitária e por melhorias na estrutura das instituições.
Na próxima segunda-feira, às 9h, está marcada uma reunião especial do Colegiado da Universidade, formado por pró-reitores, chefes de departamento e por representantes do Sindicato dos Técnicos da Ufal (Sintufal), Associação dos Docentes (Adufal) e do Diretório Central dos Estudantes. O encontro determinará se os estudantes realmente deixarão o gabinete da reitora.